AGCVTUR presente no Sertão Barroco em celebração ao patrimônio cultural
- agcvtur
- 24 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Na semana de comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o município de Lavras viveu um dia especial com a realização de mais uma edição do Sertão Barroco, evento organizado pela Associação Mineira de Cultura e Educação Patrimonial (AMCEP), que promoveu um mergulho profundo nas raízes culturais de Minas Gerais. A programação, realizada no espaço Bonserá do Madeira (Estrada do Madeira, km 5,5, área rural de Lavras), reuniu atividades das 9h às 22h e atraiu público diverso em busca de música, tradição, memória e saberes populares.

Com seminários, vivências culturais, apresentações artísticas, mostra de artesanato e de peças taxidermizadas de animais silvestres, o encontro destacou a culinária regional e expressões típicas da região, como as congadas e a viola caipira, além de valorizar saberes tradicionais, sabores locais e a memória coletiva que molda a identidade do povo mineiro, sobretudo da região Campo das Vertentes.
Destacamos a mesa-redonda com a participação da presidente da AGCTUR, Mônica Araújo; do anfitrião, músico e pesquisador, Ewerton de Brito e da coordenadora regional da EMATER, Ana Carolina. Por ocasião de sua apresentação, Mônica relacionou os pilares da AMCEP — educação, cultura e patrimônio – ao potencial da região fomentado a partir do turismo nos espaços rurais. Trazendo as participantes a realidade de nossa região – entorno do Lago de Furnas e Parque Nacional da Serra da Canastra - ela também destacou a importância do trabalho realizado por guias de turismo e condutores de visitantes na preservação da memória e no fortalecimento do turismo regional.

A AMCEP objetiva desenvolver atividades que alcancem as comunidades periféricas, que valorizem as expressões culturais, fomentando o desenvolvimento pedagógico, turístico, acadêmico e cultural. Muito nos orgulhou o convite para participarmos desse evento que proporcionou um momento rico de trocas em um ambiente de encontro, onde a programação evidenciou a relação entre identidade e memória locais, trazendo ao público elementos do patrimônio cultural.
17 de agosto: Dia Nacional do Patrimônio Cultural












Será um prazer
Tê-los novamente conosco